sábado, 17 de agosto de 2013

Histórias das casas Painted Ladies (Full House)

Para quem cresceu assistindo a “Full House” (no Brasil, também chamada “Três É Demais”), série de TV
produzida entre 1987 e 1995, a bonita e charmosa casa onde morava a família Tanner, assim como as casas vizinhas do mesmo estilo arquitetônico, sempre foi um verdadeiro ícone pop. Muitos devem saber que a fileira de sete casas, apelidadas de “Painted Ladies” (as “Damas Pintadas”, em português), fica na cidade de São Francisco, onde se passava a série… mas, onde exatamente elas estão localizadas?

“Painted Ladies” é um termo usado para as casas e edifícios em estilo vitoriano e eduardiano pintados em três ou mais cores para destacar seus detalhes arquitetônicos. Este tipo de construção é comumente encontrado em São Francisco, no estado da Califórnia, mas grupos de Painted Ladies podem ser encontrados em outras cidades norte-americanas.


História das Painted Ladies de São Francisco

 Cerca de 48 mil casas vitorianas e eduardianas foram construídas em São Francisco entre 1849 e 1915 e muitas delas foram pintadas em cores vivas e chamativas: vermelho, amarelo, chocolate, laranja, azul… Em 1906, São Francisco foi atingida por um devastador terremoto e muitas das mansões vitorianas construídas na rica região de Nob Hill, milhares de casas vitorianas mais modestas e construídas em massa nos arredores da cidade permaneceram de pé.



Durante a 1ª e 2ª Guerras Mundiais, muitas destas casas foram pintadas na mesma cor cinza dos navios de batalha. Outras 16 mil casas fora demolidas e muitas tiveram seus detalhes vitorianos retirados, descaracterizando o estilo. Em 1963, o artista Butch Kardum pintou sua casa vitoriana com tons intensos de azul e verde. Alguns criticaram sua escolha, mas muitos vizinhos começaram a copiá-lo e adotaram cores fortes em suas próprias casas. Kardum e outros artistas começaram, então, a transformar dezenas de casas cinzas em novas Painted Ladies. E, na década de 70, o movimento colorista já havia transformado ruas e bairros inteiros… um processo que continua até os dias de hoje.

O mais famoso grupo de Painted Ladies é justamente aquele do qual este post de refere… uma fileira de sete casas vitorianas localizadas entre os números 710 e 722 da Steiner Street, bem em frente à simpática Alamo Square. As casas, também conhecidas como “Postcard Row” (“Fileira do cartão Postal”, em português) foi construída entre 1892 e 1896 por Matthew Kavanaugh, que morava na maior, mais antiga e mais detalhada das simpáticas casinhas: uma mansão localizada na esquina das ruas Steiner e Grove e que em 2010, a primeira vez em 35 anos, foi colocada à venda. O preço? Nada mais que US$ 3.999.999,00! Um dos moradores das casas diz que “morar ali faz com que você se sinta na Disneylândia às vezes. Tudo mundo tirando fotos do lado de fora e olhando para a casa… então você se sente como se estivesse dentro de uma atração.” Outro acrescenta que as casas já fazem parte do imaginário popular e que muitas pessoas se sentem como se as casas fizessem parte de sua própria história. “Se você deixar a porta aberta, as pessoas vão entrando”, completa.

A Postcard Row aparece com frequência em imagens promocionais da cidade de São Francisco, além de ter aparecido em mais de 70 filmes (como “Os Invasores de Corpos” e “Junior”), programas de TV, propagandas e na abertura da série “Full House”. Abaixo você confere a abertura de uma das temporadas desta série que marcou época… e destaque para as casas ao final do vídeo.





Para encontrar as mais conhecidas Painted Ladies de São Francisco no Google Maps, eis as coordenadas: 37.776412, -122.432837 Basta colocar tais coordenadas no campo de busca do Google Maps… é bem simples. E se quiser visitar as casinhas, o endereço é 710 Steiner Street, São Francisco, Califórnia.

FONTE : CULTURA POP NA WEB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

Comente ai gente, é de graça haha